A palavra Deus, para mim, é nada mais que a expressão e produto da fraqueza humana; a Bíblia, uma coleção de lendas honradas, mas ainda assim primitivas, que são bastante infantis.

— Albert Einstein

quarta-feira, 6 de abril de 2011

A Arte da Guerra O uso da estratégia no cotidiano


Por milhares de anos, os sábios taoístas observaram e documentaram a dinâmica da natureza e das relações humanas. Esses tratados trouxeram grande eficácia para aqueles que foram capazes de aplicar os seus princípios aos assuntos da vida cotidiana. A sabedoria e o conhecimento dessa filosofia continuam sendo instrumentos poderosos para gerar harmonia e progresso nos lares, nas empresas e nos países.

Vamos saborear algumas dessas estratégias que poderão nos ajudar em qualquer tipo de relação familiar, profissional ou pessoal.

O que fazer para estabelecer uma comunicação perfeita com aqueles que interagimos.

Somente a partir de uma avaliação cuidadosa do estado mental das pessoas, contemplando-lhes o verdadeiro sentimento, sua natureza, suas forças e fraquezas, poderemos nos comunicar com eficiência. No primeiro contato, é fundamental lançarmos fatos mediante a utilização de imagens e analogias e observar com atenção até conseguirmos perceber seus padrões. Uma das técnicas ensinadas pelos mestres é utilizar o espírito do olhar. Quando uma pessoa ouve aquilo que agrada seu coração, ela se revela através de um olhar para cima, voando e arregalando, sem conseguir fixá-lo devido a sua alegria. Ao ouvir coisas de que não gosta, os olhos tendem a se abaixar e o globo ocular fica fixo e inexpressivo. Vários outros métodos também são utilizados para extrair informação e descortinar o interior das pessoas. Assim, com a utilização de palavras e imagens adequadas, é possível criar uma sintonia fina entre suas mentes e as idéias a serem comunicadas.

Está precisando de um colaborador? Atenção!

Pesquisar corações significa descobrir aquilo que os governa. As pessoas podem ter interesse em trabalhar no seu projeto pela perspectiva de sucesso ou recompensa, por um sentimento de afinidade de objetivos e ideais, ou pela admiração ou fé. Você precisa estar sereno e examinar uma miríade de coisas, prestando atenção às sutilezas e distinguindo méritos relativos. É fundamental compreender a natureza da atração para que se revele o caráter daqueles que foram atraídos. Os sábios esperam pelas pessoas virtuosas, exploram o conteúdo de seus discursos e lhes confiam tarefas apropriadas.

O que fazer quando o poder sobe à cabeça do chefe.

Se o líder está arrogante e não presta atenção à realidade e ao que os colaboradores têm a dizer, a estratégia é louvá-lo com veemência. A pessoa em posição de autoridade que se isola no topo dos céus, não aceita ouvir nada a não ser elogios. Em primeiro lugar temos que prender a sua atenção pela concordância e pelo enaltecimento. Em seguida, gradualmente, começamos a introduzir conselhos entre palavras elogiosas. Com sutileza, podemos induzi-lo a agir de maneira sensata e realista, convencido de que as idéias partiram dele mesmo. Assim, fazemos como o sábio que, focado no objetivo e sem esperar ser reconhecido como autor das idéias, trabalha para que o líder proceda com propriedade.
fonte: Jornal Tao do Taoísmo - n. 14 

Nenhum comentário:

Postar um comentário