A palavra Deus, para mim, é nada mais que a expressão e produto da fraqueza humana; a Bíblia, uma coleção de lendas honradas, mas ainda assim primitivas, que são bastante infantis.

— Albert Einstein

segunda-feira, 28 de março de 2011

Por que ainda existem católicos?


Gostaria de comentar aqui sobre um problema recorrente da Igreja Católica Apostólica Romana. Claro que, por ser um texto escrito por um ateu, vai ficar um pouco tendencioso contra a igreja, mas aguente firme e leia mais um pouco.
Vazou através do cablegate na semana passada diversos documentos das embaixadas americanas comentando sobre os mais diversos países, e um deles é o Vaticano. O documento que diz que os Estados Unidos acha o Vaticano uma entidade absurdamente retrógrada não merece aqui muitos comentários, até porque a Igreja Católica adora se gabar das suas convicções milenares sólidas. O problema que mais me chamou a atenção veio de outro documento.
Os Estados Unidos, por meio dos famigerados telegramas, comentaram sobre a grande investigação de crimes sexuais contra crianças da Irlanda e citou a relutância da Igreja Católica de colaborar com as investigações. Relutância é um eufemismo na verdade: a Santa Sé fez o que pôde e o que não pôde para barrar essas investigações e tirar o seu da reta.
O Vaticano proibiu os seus sacerdotes de deporem a respeito dos escândalos sexuais na Irlanda. Ficou também extremamente irritado quando estes foram convocados em Roma para o mesmo fim. A Santa Sé teve a petulância de dizer que Dublin “falhou ao respeitar e proteger a soberania do Vaticano durante as investigações”.
Eu vou te dizer o que falhou aqui: falhou o Vaticano ver que ninguém mais liga para a imagem da igreja, mas que as pessoas querem mais do que nunca acabar com essa pouca vergonha que é a pedofilia. E, ao invés de mostrar que tem interesse em ajudar a limpar a instituição dessa escória que são os padre pedófilos, de eliminar as frutas podres que estão fazendo o cesto todo cheirar mal, eles ficam fazendo de tudo para proteger esse povo! É como se a imagem da igreja fosse mais importante do que as crianças.
Oh, mas você acha que foi só isso? Ficar chateadinho e fazer birra pra Irlanda parar de perseguir os pedófilos da igreja? Nah. O Vaticano encheu tanto o saco dos políticos irlandeses que conseguiu imunidade diplomática para todos os padres envolvidos.
A situação na Irlanda tava feia. A arquidiocese de Dublin foi denunciada, entre os anos de 1975 e 2004, por 320 pessoas por pedofilia. 320 pessoas em 30 anos dá mais de 10 pessoas por ano. Só na arquidiocese de Dublin. Só as pessoas que conseguiram criar coragem de fazer as denúncias.
Pra mim, a existência de um padre pedófilo sendo defendido pela Igreja dessa maneira, invocando até mesmo imunidade diplomática, seria motivo mais do que suficiente para abandonar a igreja. Sério. Nem é mais questão de acreditar em Deus ou em Jesus Cristo, mas sim de se afastar da podreira.
Por que ainda existem católicos? O que é preciso para que essas pessoas abram os olhos e vejam que não precisam pertencer a uma igreja? Pelo menos a uma que defende tanto os padres pedófilos ao ponto de não deixarem-os serem investigados?
Houve protestos extremos na época. Pediam a cabeça do Papa. Vários bispos renunciaram ao sacerdócio pois tinham vergonha de trabalhar para uma insituição tão podre. Mas sabe como são os crentes, né? Se acalmaram quando o Papa pediu desculpas. Ele pediu desculpas mas não colaborou com as investigações nem então e nem agora.
Aos cristãos, Mateus 5:29 diz “Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti, pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.” Acha mesmo que você vai para o céu quando faz parte de uma igreja que não segue a Bíblia? Boa sorte com isso. :)
Fonte: Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário