A palavra Deus, para mim, é nada mais que a expressão e produto da fraqueza humana; a Bíblia, uma coleção de lendas honradas, mas ainda assim primitivas, que são bastante infantis.

— Albert Einstein

segunda-feira, 28 de março de 2011

::: ANTES DE PROCURAR ETs, ALGUMAS CONTINHAS ... :::




Concepção artística de Gliese e o planeta
Uma notícia do portal UOL revela-nos hoje algo fantástico: a descoberto de um planeta fora do nosso sistema e que pode ter muitas semelhanças com a Terra e até abrigar vida. Veja abaixo um resumo da notícia (os negritos são meus).
Cientistas fazem a primeira descoberta de um planeta habitável fora do sistema solar
Um planeta, capaz de abrigar vida extraterrestre, foi detectado pela primeira vez por uma equipe de astrônomos em um outro sistema planetário.
Girando em torno da estrela Gliese 581, a 20,5 anos-luz de nosso planeta, é o primeiro dos cerca de 200 conhecidos até hoje a "possuir ao mesmo tempo uma superfície sólida e líquida e uma temperatura próxima da encontrada na Terra". A temperatura média desta "super Terra se situa entre 0 e 40 graus Celsius, o que possibilita a presença de água líquida em sua superfície". Ele reúne as características "que permitem imaginar a existência de uma eventual vida extraterrestre", ressaltaram os cientístas envolvidos na pesquisa.
E o "seu raio de 1,5 vez o da Terra" indica "ou uma constituição rochosa (como na Terra), ou uma superfície coberta de oceanos". A gravidade em sua superfície é 2,2 vezes a da superfície da Terra, e sua massa 5 vezes a da Terra.
Descoberto com o telescópio Harps de 3,6 m do Observatório Espacial Europeu (ESO) no Chile, este planeta orbita Gliese em 13 dias da qual está 14 vezes mais próximo do que a distância da Terra ao Sol.
Quero detalhar aspectos físicos dos trechos que destaquei em negrito, ou seja, antes de procurar ETs, vamos à algumas continhas:
1. O planeta está a 20,5 anos-luz de distância da Terra. Um ano-luz, por definição, é a distância que luz percorre em 1 ano. Em outras palavras, viajando à velocidade da luz (~ 300.000 km/s), levaríamos vinte anos e meio para completar a viagem entre a Terra e este planeta. Para termos uma noção de distância, vamos calcular quanto vale 1 ano-luz lembrando que em 1 ano temos 365 dias x 24 h/dia x 3600 s/h = 31.536.000 s. Logo:

A distância entre a Terra e o planeta vale 20,5 anos-luz, ou seja, 20,5 vezes a distância acima, ou seja:
 
Em Astronomia, 20,5 anos-luz é logo ali. É muito perto se comparado com outras distâncias ainda maiores, como o diâmetro da nossa galáxia, a Via-Láctea, que é de cerca de 100.000 anos-luz!
2. A gravidade superficial de um planeta de massa M e de raio R pode ser calculada por:

onde G = 6,67.10-11 N.m²/kg² é a constante universal da gravitação.
Para o planeta extrasolar temos RP = 1,5RT e MP = 5MT. Logo:

O cálculo acima ratifica que a gravidade superficial no planeta vale cerca de 2,2 vezes a gravidade superficial na Terra que é de aproximadamente 9,8 m/s². Em outras palavras, a gravidade no planeta será gP = 2,2 x 9,8 = 21,56 m/s².
3. A distância entre o Sol e a Terra é de aproximadamente 149.600.000 km. Logo, o planeta orbita a estrela Gliese a uma distância 14 vezes menor, ou seja:

4. A Terceira Lei de Kepler nos revela que:

onde T é o período orbital do planeta, a é o semi-eixo maior da sua órbita elíptica que corresponde à sua distância média ao corpo central (estrela, que para a Terra e os outros planetas do Sistema Solar é o Sol e para o citado planeta extrasolar é a estrela Gliese) e K é uma constante que depende somente da massa M do corpo central e vale K = 4p²/M.
Neste caso, T = 13 dias(*) = 13 x 24(h/dia) x 3600(s/h) = 1,12.106 s. Já calculamos a distância entre o planeta e Gliese e, portanto, a = 10.700.000 km = 10.700.000.000 m = 1,07.1010 m.
Usando a Terceira Lei de Kepler podemos "pesar" Gliese, a rigor encontrar o valor da sua massa M. Veja:

O valor da massa da estrela Gliese corresponde a mais ou menos 1/3 da massa do nosso Sol, o que está coerente já que é sabidamente uma anã vermelha(**).

Os cientistas espiam o Universo de longe. E, mesmo à distância, conseguem tirar medidas a partir das quais outros parâmetros podem ser calculados.  isso tudo é fantástico, não é mesmo? 


(*) O planeta leva apenas 13 dias para completar uma volta ao redor de Gliese. A Terra gasta 365,25 dias para dar uma volta no Sol. Mas vale lembrar que o planeta extrasolar está muito perto da estrela, onde a gravidade é muito maior. Para não cair em Gliese, ele deve correr desesperadamente, muito mais do que a Terra. Isso explica o período orbital tão curto, ou seja, porque o planeta viaja tao rapidinho.
(**) Estrela "agonizante" e que restou de uma estrela maior que gastou seu combustível, o hidrogênio. Entrou num processo de colapso, encolheu e depois esfriou. Por ser vermelha, deduzimos que sua temperatura superficial é da ordem de 3.000 oC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário