A palavra Deus, para mim, é nada mais que a expressão e produto da fraqueza humana; a Bíblia, uma coleção de lendas honradas, mas ainda assim primitivas, que são bastante infantis.

— Albert Einstein

segunda-feira, 28 de março de 2011

::: NICOLAU COPÉRNICO :::




retrato do astrônomo polonês Nicolau Copérnico
Arqueólogos anunciaram hoje a descoberta na cidade de Frombork, Polônia, de restos mortais que podem ser do importantíssimo astrônomo Nicolau Copérnico (1473-1543).
Copérnico nasceu em Torun e morreu em Frombork, ambas cidades polonesas. Ele era sacerdote da Catedral de Frombork quando morreu. E, segundo costumes da época, era comum enterrar os sacerdotes próximos ao altar onde a ossada foi encontrada.
O material encontrado foi submetido a exames em Varsóvia e a forma do rosto foi reconstituída virtualmente por técnicas modernas capazes de recriar a face de uma pessoa a partir do seu crânio. Uma marca no crânio encontrado nas escavações coincide com uma cicatriz na altura do supercílio bem visível num retrato pintado do astrônomo. As evidências de que trata-se realmente dos restos mortais de Copérnico deixaram os arqueólogos bastante animados.
Copérnico é o pai da Teoria Heliocêntrica que tirou a Terra do centro do Universo e colocou em seu lugar o Sol. Estava começando aí um processo de despejo cósmico e, de lá para cá, a Terra e toda a humanidade foram sendo empurrados cada vez mais para a periferia espacial.
Hoje sabemos que não estamos no centro do Universo. Muito longe disso, somos o terceiro planeta de um humilde sistema planetário ligado a apenas uma das centenas de bilhões de estrelas que compõem apenas uma das centenas de bilhões de galáxias do Universo. Estamos na periferia da periferia...
Muito provavelmente Copérnico não tinha noção dessa complexidade toda. Mas já havia percebido que no centro de tudo nós não poderíamos estar. Apesar de seus fortes laços religiosos, Copérnico teve a coragem de romper com um modelo imposto pela Igreja. Ele percebeu que a realidade observada não podia ser perfeitamente explicada por um modelo geocêntrico e tratou logo, no melhor espírito científico, de arrumar as coisas. Suas idéias estão condensadas na obra De Revolutionibus Orbium Caelestium (Sobre As Revoluções dos Orbes Celestes), concluída em 1530 mas só publicada dez anos depois.



ilustração do livro Tópicos de Física Moderna
O Sol fica a cerca de 30 mil anos-luz(*) do centro da Via-Láctea que tem 100 mil anos-luz de diâmetro e é apenas uma dentre dezenas de galáxias de um grupo local de galáxias chamado de aglomerado de Virgem. 


(*) 1 ano-luz é a distância que luz percorre em 1 ano, ou seja, em 365 x 24 x 3600 s = 31.536 s = 3,15.107 s. Viajando à velocidade de 300.000 km/s, ou seja, 300.000.000 m/s = 3.108 m/s, a luz percorre em 1 ano uma distância aproximada d = 3.108 m/s x 3,15.107 s = 9,45.1015 m = 9,45.1012 km, cerca de 9 trilhões e meio de quilômetros.

2 comentários:

  1. Se a Fé em Deus é algo falso. O que nós que acreditamos em Deus temos a perder????
    Se for mentira nada perderemos. Mas se for verdade, nós que acreditamos em Deus iremos morar com Ele na Glória no Reino dos Céus!!! e o que não creu...a escolha é de cada um.Leia 2 Corintios 5:7 e Hebreus 11:1; que Deus lhe abençõe.

    ResponderExcluir
  2. O homem não soube usar a sabedoria que o Senhor deus nos deixou,agora muitos culpam-no pelo mundo estar dessa forma,...absurdo!Lembrando que ele foi,é,e sempre será onisciente,onipotente,e onipresente.

    ResponderExcluir