A palavra Deus, para mim, é nada mais que a expressão e produto da fraqueza humana; a Bíblia, uma coleção de lendas honradas, mas ainda assim primitivas, que são bastante infantis.

— Albert Einstein

quinta-feira, 17 de março de 2011

Quem foram os Sumérios

Os Sumérios foram um povo de origem desconhecida que se fixou na região da Baixa Mesopotâmia entre 3200 e 2800 a.C. Apesar da sua origem desconhecida, acredita-se que os Sumérios tivessem algum parentesco com os fundadores da cultura do Indo.
Administrativamente, os Sumérios estavam organizados numa espécie de cidades-estado (entre as quais Ur, Uruk, Kish, Lagash, Umma, Nippur e Eridu), rivais entre si, em que cada uma delas correspondia a uma espécie de senhorio eclesiástico, governado por um sacerdote. Em cada cidade, o único edifício público era o templo, um edifício de grandes dimensões que funcionava como o centro da actividade económica, política e religiosa. Apesar do poder político ter passado gradualmente para os chefes militares, os templos e os seus sacerdotes conservaram sempre o poder económico.
 
A Invenção da Escrita
A principal razão para a importância dos Sumérios na História Mundial é sem dúvida a invenção da escrita. Acredita-se que a invenção da escrita terá nascido da necessidade que os sacerdotes tinham em controlar o fluxo de entradas e saídas de bens dos templos. Começou por ser pictográfica e ideográfica. Contudo, o material em que era gravada (barro cozido) prestava-se mal ao desenho de linhas sinuosas e complexas, obrigando os escribas a desenvolverem outras formas de escrita. Assim, a escrita pictográfica evoluiu para cuneiforme e a ideográfica passou parcialmente a fonética.
 
Influência da Cultura Suméria na Região
A influência dos Sumérios fora da Baixa Mesopotâmia foi enorme. Em primeiro lugar foi o contacto com os povos semitas estabelecidos na Alta Mesopotâmia a norte de Kish (futuro país de Akkad) que permitiu levar a escrita e cultura sumérias para esta região. Mais tarde, as incursões militares para Leste e a conquista de Susa, capital do Elam, permitiram a penetração da cultura suméria e até da sua religião no país dos elamitas. A influência suméria chegou ainda mais longe, nomeadamente ao Líbano, Síria e Palestina, regiões que rapidamente aprenderam a escrita cuneiforme suméria e a adaptaram para as línguas semitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário