A palavra Deus, para mim, é nada mais que a expressão e produto da fraqueza humana; a Bíblia, uma coleção de lendas honradas, mas ainda assim primitivas, que são bastante infantis.

— Albert Einstein

sábado, 29 de outubro de 2011

As 12 passagens mais aterrorizantes da Bíblia



Para nós, ateus, é praticamente um consenso que o livro sagrado dos cristãos seja uma obra escrita e editada por diferentes homens, de diferentes lugares e épocas com as ainda mais diferentes intenções. Uma leitura metafórica  de partes da Bíblia (principalmente a criação do mundo e da humanidade no Genesis) é feita mesmo por uma parte significativa de cristãos mais esclarecidos. Porém, infelizmente, muito deles ainda encaram os textos bíblicos como literais e, pior, os repassam assim para suas crianças, como a “verdade absoluta”, de  forma completamente acrítica. Selecionei algun
s dos versículos mais tenebrosos do Antigo Testamento e apesar da análise carregada de humor, eu realmente espero, pelo menos, incentivar uma reflexão sobre os limites desse livro.
* Salmo 137-9 -  Feliz aquele que pegar em teus filhos e der com eles nas pedras.
Suspeito que muitos cristãos irão dizer que estou descontextualizando o verso acima. Queria dizer, primeiro, que não, não estou. Lendo o capítulo
você verá que o autor se perde em lamentações pois está longe de sua terra natal e , desesperado, diz o absurdo aí em cima. E , segundo, o que raios seria um contexto adequado ou não para esse tipo de frase? O único que consigo pensar deveria sair de algum livro de Stephen King. Por falar num dos grandes nomes da literatura de terror e paranormalidade, você ja assistiu/leu O Iluminado, leitor? É um clássico. Recomendo. Também tem a ver com maltrato de crianças.
* Malaquias 2 – 3 . Eis que reprovarei a vossa semente, e espalharei esterco sobre os vossos rostos, o esterco das vossas festas solenes; e para junto deste sereis levados.
Bem, essa é só mais uma da inúmeras ameaças do deus de Israel contra o seu povo. Nesse caso, ele esta se referindo especificamente aos sacerdotes porque, provavelmente, fizeram alguma estátua para adorar no lugar dele mesmo, o deus invisível. E aí o senhor ficou bravo e castigou todo mundo. Então todo mundo se arrependeu e voltou a adorar somente Yaveh. Para logo em seguida fazer alguma outra escultura para chamar de “meu deus”… Bem, vocês conhecem a velha história do velho testamento, certo? Mas, digamos que esse verso é meio nojento. Nada contra o pessoal da cropofilia (tolerância, gente, tolerância) mas, né, a maioria das pessoas acha isso um tanto repulsivo.
* Oseias 13-16 Samaria virá a ser deserta, porque se rebelou contra o seu Deus; cairão à espada, seus filhos serão despedaçados, e as suas grávidas serão fendidas pelo meio.
Alguns leitores ja devem ter notado que um dos meus diretores de cinema preferido é Quentin Tarantino. No seu sanguinário Kill Bill Vol. 1 ele destina a protagonista, Beatrix Kiddo, para desmembrar exatos 88 guerreiros. Mas mesmo um dos cineastas mais polemicos de hoje colocou personagem principal, grávida, para morrer com um misericordioso tiro na cabeça. Tá certo que ela foi espancada antes mas , caso tivessem partido ela ao meio, poxa, teria sido algo bem mais terrível. Extra: no mesmo capítulo ainda temos o versiculo 8. Tão cruel quanto o 16. E advinha porque o deus de Israel estava tão nervoso? Uma dica: tem a ver com bezerros feitos de metais fundidos.
* Deuteronômio – 28-26 E o teu cadáver servirá de comida a todas as aves dos céus, e aos animais da terra; e ninguém os espantará.
Sabe um dos aspectos da Bíblia que mais me incomoda, justamente por continuar presente em grande parte das congregações atuais? Essa espiritualidade do terror. Ou seja, o recurso recorrente ao medo, ao ser “temente” a deus. Extra: versículo 30: Desposar-te-ás com uma mulher, porém outro homem dormirá com ela. Eu não entendi direito: depois que você praticamente virou alpiste o pior que pode acontecer é … ser traido pela esposa(o)? E ainda tem mais: verso 53 do mesmo capítulo -  E comerás o fruto do teu ventre, a carne de teus filhos e de tuas filhas, que te der o SENHOR teu Deus, no cerco e no aperto com que os teus inimigos te apertarão.
*I Samuel 15 – 3. Vai, pois, agora e fere a Amaleque; e destrói totalmente a tudo o que tiver, e não lhe perdoes; porém matarás desde o homem até à mulher, desde os meninos até aos de peito, desde os bois até às ovelhas, e desde os camelos até aos jumentos
Genocídios e a chamada “limpeza étnica” são temas recorrentes no Velho Testamento. Grande parte dos cristão costuma dizer que, naquela época, esses acontecimentos estavam justificados não apenas por causa da vontade de deus, mas pela infidelidade e “perigo” (muitas vezes, inventado ou imaginário) dos povos “inimigos”. Acho que não preciso dizer que esse tipo de justificativa para guerras e ataques continuou sendo usada e que não estou falando apenas das cruzadas. O mais terrível ainda está por vir: nos versículos seguintes Jeová se diz arrependido de ter colocado Saul como comandante do massacre citado pois ele, vejam, poupou alguns animais para oferecer em sacrifício ao próprio deus e, assim, desobedeceu a ordem dada.
*II Reis 2 – 23,24.  Então subiu dali a Betel; e, subindo ele pelo caminho, uns meninos saíram da cidade, e zombavam dele, e diziam-lhe: Sobe, calvo; sobe, calvo!E, virando-se ele para trás, os viu, e os amaldiçoou no nome do SENHOR; então duas ursas saíram do bosque, e despedaçaram quarenta e dois daqueles meninos.

Alguns dos leitores podem ja conhecer esses versículos pois eles são famosos por sua , digamos, desproporção. Eu mesma, devo dizer, não consigo segurar bem a risada que essa passagem me provoca porque é muito exagerada. Penso tambem na escolha dos animais: ursas. Por que ursas, gente?  Para finalizar, eu quero deixar uma ultima reflexão, uma certa provocação, na verdade: ultimamente se tem debatido bastante o conteudo que poderia ser considerado adequado para crianças. Fale-se da violência exagerada de jogos de video game e desenhos animados, mas se esquecem que a bíblia é não apenas tão violenta ou mais como tambem é privilegiada enquanto “livro religioso” ou “verdade de um povo”. É claro que eu não isento o entretenimento infantil de possiveis riscos que possa oferecer, mas acho que deve se manter uma supervisão constante e consciente com relação àquilo que é passado para os mais novos, entendem? Sem nenhum tipo de concessão, seja para o campo da “diversão” ou da “religião”.
 A influência da bíblia na postura de vida das pessoas ainda é essencial para o fortalecimento do humanismo secular. Tenho consciência de que a bíblia, como obra vasta e diversa, tem muitas passagens belas e inspiradoras, mas, infelizmente, elas são convenientemente esquecidas pela maioria dos religiosas em detrimento de outras passagens menos…. edificantes. Por mais exagerados que os versículos selecionados sejam, muitas vezes eles não só se justificam por estarem na “palavra de deus” como tambem legitimam ações iguais ou piores que aquelas neles retratadas. E é justamente essa a reflexão que eu pretendo colocar com esses textos. Agora, preparem seus estomagos porque ainda falta muito sangue e horror para vermos!


* Levíticos 20 – 13: Quando também um homem se deitar com outro homem como com mulher ambos fizeram abominação; certamente morrerão; o seu sangue é sobre eles.
A bíblia é um livro, no geral, homofóbico e intolerante. Essa é apenas uma das passagens que reitera esse tipo de atitute. No mesmo livro, capítulo 18-22, temos mais uma das varias mostras do já bem conhecido preconceito religioso contra os gays.

* Jeremias 5-6: Por isso um leão do bosque os feriu, um lobo dos desertos os assolará; um leopardo vigia contra as suas cidades; qualquer que sair delas será despedaçado; porque as suas transgressões se avolumam, multiplicaram-se as suas apostasias.

Lobo, Leão, Leopardo, Ursas. Deus disse no Genesis que o homem deveria submeter os animais mas deus não acha um problema usar um verdadeiro circo para castigar as “falhas” humanas.
* Eclesiásticos 25 -26:  Toda malícia é leve, comparada com a malícia de uma mulher; que a sorte dos pecadores caia sobre ela!

A tradição bíblica tambem é bem machista, isso está claro. Ainda pretendo escrever como nós mulheres somos duplamente estigmatizadas: tanto pela figura da Eva-manipuladora e mentirosa, quanto pela figura de Lilith; personagem mais apagada da tradição cristã, ela foi a primeira mulher que, maligna, acabou debandando por lado de Satanás. Extra: Eclesiásticos 25-33:  Foi pela mulher que começou o pecado, e é por causa dela que todos morremos. Conclusão: mulher não presta, leitores.
*Jeremias 19 – 9 Na angústia e na miséria a que a reduzirão os inimigos que lhe odeiam a vida, ver-se-á mesmo compelida a comer a carne de seus filhos e de suas filhas; e eles se devorarão uns aos outros.
Já notou que quando deus fica irritado ele perde totalmente o controle? Gente, que horror! Não é suficiente um genocídio, tem que ser um verdadeiro inferno mesmo. As pessoas se devorando, que tragédia. Vocês  leram os livros da série Hannibal? Parecem contos de fada perto disso. O Livro de Jeremais, especificamente, é bem sanguinário, não acharam?

*Oseias 9 – 11:  A glória de Efraim desaparecerá como uma ave: não haverá mais nascimento, nem gravidez e nem sequer concepção! 12 -  E mesmo os filhos que conseguirem criar, eu os privarei deles antes que se tornem homens. E ai deles, quando eu os abandonar! 14 -  Dai-lhes Senhor… – que lhes dareis? Dai-lhes entranhas que abortem e seios secos!
Leitores!! Vejam só que deus não é contra o aborto. Nem pensar! Ele é Pró-Escolha… Pró-Escolha dele!  E a raiva continua absolutamente desproporcional. Nessas alturas da série eu ja nem tenho palavras para isso. Mas acho que deixo um dica para as mulheres que precisarem  interromper uma gravidez: só dizer que é integrante da tribo de Efraim e que precisa cumprir os mandamentos de deus. Quem sabe funciona?

* Oséias 10 – 14 O tumulto da guerra vai elevar-se em tuas cidades, e todas as tuas fortalezas vão ser destruídas, assim como Salmã destruiu a dinastia de Jeroboão, no dia do combate em que a mãe foi esmagada com seus filhos.
Para terminar, amigos, uma guerra sangrenta, mulheres morrendo, crianças sendo esmagadas, sabe, o de sempre. Tenho intenção de fazer uma série só sobre o Novo Testamento, futuramente. Se engana quem pensa que, nos evangelhos, o tom e a temática mudam completamente. Na verdade, se mantêm em muitos aspectos.

Autora: Rayssa Gon (BuleVoador)

Nenhum comentário:

Postar um comentário