A palavra Deus, para mim, é nada mais que a expressão e produto da fraqueza humana; a Bíblia, uma coleção de lendas honradas, mas ainda assim primitivas, que são bastante infantis.

— Albert Einstein

segunda-feira, 28 de março de 2011

::: ECLIPSE LUNAR: EVIDÊNCIA DE QUE A TERRA É REDONDA :::


www.visibleearth.nasa.gov

Foto da Terra vista do espaço revela-nos a inquestionável esfericidade
Hoje em dia ninguém mais duvida que a Terra é redonda. Fotos, como esta logo acima, que mostram a Terra vista do espaço, não deixam a menor dúvida sobre a esfericidade terrestre. Neste caso, a tecnologia confirma de forma visual, bem didática, e inquestionável, que a Terra é redonda.
Usando a Mecânica Clássica também podemos deduzir que a forma esférica de um planeta é a mais estável pois é a situação em que o sistema armazena a menor energia potencial gravitacional. Já neste outro caso, é o conhecimento científico, a teoria, quem ratifica de uma forma elegante, matemática e lógica, que a Terra adquiriu formas arredondadas para ser um corpo sólido mais estável.
Mas, pergunto: como os povos antigos, sem a tecnologia e sem a ciência que temos hoje, já desconfiavam que a Terra pudesse ser redonda? Encontramos uma possível resposta na observação da sombra da Terra projetada sobre a Lua durante um eclipse lunar (veja foto abaixo), como o que aconteceu no último sábado, dia 3 de março.

Note que a sombra da Terra tem perfil arredondado, o que nos induz à conclusão de que o objeto opaco que a provoca também tem formas arredondadas.
Se a Terra fosse plana ou cúbica ou algo assim, veríamos na Lua, durante um eclipse lunar, sombras retas ou até mesmo com bicos, como nas imagens abaixo que, obviamente, são montagens feitas via software de edição de imagens em computador.

Desta idéia simples, porém bastante curiosa, percebemos a importância das observações para a Física. Aprender Física é ficar ligado nos detalhes, não deixar passar nada, e tirar de cada minúcia o máximo possível de informações. É por essas e outras que eu adoro Física

3 comentários:

  1. Logo ao lado está uma descrição do problema do mal...prova que o autor nem se quer desconfia que a existência do mal confirma ainda mais a existência de Deus, recomendo que assista alguns videos de Willian Lane Craig a respeito do assunto.

    ResponderExcluir
  2. obrigdo estava a precisar disto

    ResponderExcluir